sábado, 14 de junho de 2008

Bollywood

Muita gente conhece Hollywood e até conhece o termo Bollywood, mas não faz idéia do que se trata. Bollywood é o termo que define o cinema indiano e obviamente faz referência ao mercado símbolo mundial de cinema, Hollywood.

Não conheço muito os produtos deste mercado, mas o mínimo que tive acesso foi o bastante para saber que num mesmo filme Bollywoodiano mistura-se comédia, ação, drama, suspense, música e dança. Dança! São verdadeiros musicais que forte é a dança e não o cantar, que muitas vezes são playbacks de outras vozes.

As danças ultimamente tem recebido bastante influência ocidental, mas é claramente visível a predominância dos estilos clássicos orientais da região. Tá certo que eu também não sei nada disso, mas percebe-se pela dinâmica dos movimentos. É intuitivo.

Nos últimos tempos alguns vídeos de dança extraídos destes filmes apareceram no YouTube e podemos ver que, além de incompreensíveis, têm mudança constante de locação, inúmeros bailarinos acompanhando os protagonistas, mudança de figurinos e é regado de romantismo ou humor (sempre). Já viu esse?



Acho isso tudo muito incrível e muito divertido. É uma nova linguagem corporal e até estética. Para os mais críticos, isso é consideravelmente um clichê, pois se já viu um, viu todos. A fórmula se repete. Por mais que tenha para nós, ocidentais, o mínimo apelo, esse estilo que enfeita estes filmes é perpetuado faz tempos e continua vigente pelo lado de lá do hemisfério. Seria este é o video dance deles?

O caráter humorístico é tão grande que já influenciou Hollywood em dois filmes: O Guru do Sexo (The Guru) e o novo Guru do Amor (The Love Guru com Justin Timberlake).


Chori Chori do filme O Guru do Sexo


Me divirto com essas coisas... Inclusive minha dupla favorita de House, Basement Jaxx, tem o clipe de Romeo inspirado neste estilinho Bollywoodiano:



O inserção do estilo como dança também chegou a TV na versão australiana do SYTYCD:


Kelly Rowland - Work

Valeu a tentativa e inovação. ;)

Agora, para ocidentalizar mais ainda as produções, a dança dos filmes de Bollywood vai receber a ajuda de ninguém menos do que Brian Friedman e Marty Kudelka. Preciso dizer explicar mais alguma coisa? rs
Acho interessante esse intercâmbio, porque faz com que os apreciadores dos dois coreógrafos passem a dar mais crédito a este estilo de dança e quem sabe, apreciar. Pena precisar desconstruir uma cultura para poder apreciá-la. Pode ser também uma evolução para a cultura indiana, ou não... depende do ponto de vista. Mas isso tudo também pode ser um jogo para exteriorizar e vender mais o produto Bollywoodiano. Correto? Acho que isso é papo para outro post....

Para terminar, vou deixar um vídeo mais sério (em termos de produção) no melhor estilo Bollywood:


Nenhum comentário: