
A primeira versão australiana da franquia So You Think You Can Dance (filhote do American Idol) acabou no último domingo (eu só consegui assistir agora) elegendo Jack Chambers (foto) como o bailarino predileto da terra do canguru.

SYTYCD Australia fez juz ao nome e aos talentos descobertos na terra do tio Sam. Torci o nariz quando baixei o primeiro episódio e vi a mesma abertura da versão americana, uma host lorinha no estilo Cat Deeley de ser, a mesma estrutura de palco e até o estereotipo dos jurados (um é cool, a outra é fofa e o outro, um carrasco), mas também pensei que para o programa funcionar não poderia ser menos que isso, correto?
Os moldes do programa respeitou ao pé da letra a fórmula do sucesso do seu irmão mais velho. Semana de audições, escolha dos 100 melhores, semana de audições internas para testar a versatilidade dos escolhidos e finalmente a definição dos Top 20. A partir deste ponto o programa intercalava entre aos domingos com as apresentações de estilos variados e deixando a segunda-feira para a votação do casal a deixar o programa e abrindo com uma coreografia em grupo. Terça-feira era meu dia de baixar os episódios e ver como os bailarinos estavam evoluindo.
Ainda que o programa fosse mais ou menos do que a versão americana, não posso deixar de dar mérito à quantidade de talentos que eu nunca achei que existisse na Austrália. Fica a pergunta no ar... será que existe aqui talento especializado para fazer valer um programa do gênero? Torço que sim, vamos ver se a Dança da Galera mostra isso, mas algo me diz que não...
Voltando ao SYTYCD AU.
Meus favoritos sempre foram Courtney, Hilton, Jack, Kassy, Kate, Demi, Riahnnon e Rhys. Meu critério para favoritar estes nem sempre era a premissa do programa, mas ora era por causa de seus dramas, ora por causa de suas coreografias, ora por causa da energia que transmitiam e por aí vai... afinal, um bom reality show sabe faz isso com a gente.
Durante os programas ocorreram alguns belos deslizes. Algumas coreografias deixaram muito a desejar [Swap = Swing + Hip Hop (?), capoeira como contemporâneo ao som de Britney Spears (?)], a falta, por parte dos juizes, para apontar elementos mais técnicos e as semelhanças em temas e movimentos nas coreografias.
Ainda que com deslizes... SYTYCD AU apostou mais do que o programa americano e mostrou muita energia, inclusive na edição de imagens e na trilha sonora. Cada episódio era mais viciante que o outro e a final fechou com chave de ouro, onde até os jurados fizeram parte da coreografia em grupo!
Para o vencedor, o sortudo Jack, o prêmio foi uma viagem para os EUA, fazer cursos no Millenium Dance Studio (inveja), aprender uma coreografia da Mia Michaels (coreógrafa e jurada do programa americano) para dançar no Carnival: The Choreographer Ball (evento anual de LA voltado para expor a empresários e bookers os talentos no mundo da dança). Melhor? Impossível! Ou seja, além de exposição nacional, Jack também vai ganhar exposição internacional.
Vendo toda essa engrenagem, fico imaginando... fazer parte de um programa como este, realmente existe a necessidade de versatilidade e improviso... ou seja, além de talento nato (ou não) é necessário ter uma certa instrução. Concordam? Vê-se que os melhores bailarinos já tinham acesso a esse tipo de informação desde de pequenos.
Depois fico sempre imaginando se algo assim funcionaria no Brasil. Quero acreditar que sim, mas os elemento bailarino (citado acima) já não vejo acontecer por falta de incentivo por zilhões de partes (preconceito, informação, incentivo nas escolas, na própria mídia e por aí vai...). Ao mesmo tempo imagino um global tentando julgar técnica e, com todo respeito, o programa contando apenas com renomes da dança nacional, que fazendo mais do mesmo ao invés de aproveitar novos talentos. Até os jogos de câmera e enquadramentos pouco favoráveis... é, a gente tem muito que aprender.
De qualquer forma, vejo esperança através dos tediosos Dança dos Artistas, Dança no Gelo e Dance, Dance, Dance (Eca! Eca! Eca!). Ao menos a gente vai se acomodando com a idéia de que dança é para todos. ;)
Bom, fecho este post com saudade do So You Think You Can Dance Austrália e uma das minhas danças favoritas desta temporada: Jack (o ganhador) e Kate dançando Singin’ in The Rain.
Ah! Muita calma porque as audições para a primeira temporada da versão canadense já começaram e da 4ª temporada americana também. Fiquem de olho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário