terça-feira, 29 de abril de 2008

David LaChapelle

Hoje tive a chance de dar uma olhada na exposição do David LaChapelle no Oi Futuro (RJ) - Heaven to Hell.
Um tanto curta e um tanto interessante!
David é um famoso fotógrafo que traça em suas imagens um olhar bastante peculiar, sem criar limites entre suas peças artísticas e publicitárias, passando pelo mundo dos clipes e do cinema documental.
Discípulo do mestre da pop art (Andy Warhol), David tem traçado sua arte nos limites que regem os padrões atuais como pornografia, religião, fama e moda. O contexto social também está sempre presente em suas peças, junto com cenas ultra coloridas, saturadas, lascivas, banais e algumas vezes grotescas.
Enfim... o que isso tem a ver com este blog?
LaChapelle tem em seu currículo os seguintes vídeos clipes (feat. dança):
  • Christina Aguilera feat. Redman - "Dirrty"
  • Jennifer Lopez - "I'm Glad"
  • Christina Aguilera feat. Lil' Kim - "Can't Hold Us Down" (que seria perfeito se tivesse coreografia)
  • Gwen Stefani feat. Eve - "Rich Girl"
  • Jennifer Lopez - "Do It Well" (qualquer semelhança com Dirrty a culpa é do diretor)

Além disso, 3 documentários sobre Krumping/Clowning em LA fazem parte da sua incursão cinematográfica:

  • Clowns in the Hood
  • Krumped
  • Rize

Com Rize, LaChapelle elevou a um novo patamar de mercado a dança marginalizada que já corria nos subúrbios de LA. Após esta exportação para as telas do Krumping, o estilo aos poucos vem ganhando cada vez mais referência na mídia através de menções em músicas, vídeos (como os do Chris Brown e Hung Up da Madonna) e filmes. Che-Che-Check it out!



Impressionante, não? Existe um rumor de que os primeiros documentários (Clowns in the Hood e Krumped) foram questionados sobre a velocidade e energia da dança. Muitos acreditavam que tudo era fruto da edição das imagens. Para evitar dúvidas, o trailer de Rize abre com a seguinte frase "As imagens neste filme não foram aceleradas de qualquer forma".
Bom, fica aí a dica para até o dia 4 de março. Exposição Heaven to Hell do LaChapelle no Oi Futuro e quem tiver curiosidade, tá aqui o link para baixar o torrent do filme Rize! ;)

Nenhum comentário: