quarta-feira, 9 de julho de 2008

Style: Lenços Palestinos

Os lenços palestinos têm sido o novo acessório que vêm tomando conta das passarelas, ruas das grandes cidades e também dos figurinos em clipes e apresentações. Uma hora ou outra estes lenços dão as caras em episódios de So You Think You Can Dance e America's Best Dance Crew. Já repararam?

Originalmente conhecidos como keffieh, estes lenços, que ora adornavam a cabeça do Yasser Arafat, aparecem cada vez mais enrolados nos pescoços de homens e mulheres ao redor do mundo. David Beckham, Justin no clipe de 4 Minutes, Collin Farrel e Kirsten Dunst e Nicole Richie são alguns que aderiram o lenço a seu estilo.

Da cabeça de Arafat, o lenço palestino chegou a nossa cultura com a função de cachecol e dobrado de forma triangular lembra o estilo cowboy bang bang. O classicão vem em duas versões, preto com branco e vermelho com branco, mas releituras já estão valendo, de forma a também ser usado no verão já que é feito de um tecido bem leve.

Já usado com uma grande frequencia fora do Brasil, a moda começou a pegar agora por aqui. Artigos inspirados podem ser achados na Renner, via internet em sites de troca e pela Urban Outfitters (para mulheres e homens). Gloria Kalil, expoente da moda no país, explica neste vídeo formas bacanas de usar o lenço.

Bom antes de sair andando com o seu é sempre legal ficar por dentro de um pouco da história do keffieh. O artigo era usado pelos povos nômades do deserto do Oriente Médio e Norte da África para identificar tribos e proteger da areia e sol. Seria uma ótima maneira de diferenciar crews, não? Mais tarde virou símbolo nacionalista palestino durante a era de Yasser Arafat. Hoje a popularização do lenço palestino é visto com maus olhos pelos nacionalistas, que consideram a nova onda uma banalização de sua cultura.

Nenhum comentário: