domingo, 6 de julho de 2008

Entrevista: Rodrigo Willner

Iniciamos aqui a seção de entrevista de gente como a gente que gosta de dançar e foi (e é) influenciado pela dança no vídeo.

Este é o espaço para conhecermos melhor aqueles que, como a gente, gostam de dançar, mas elevaram o negócio a um novo nível e conseguiram seu espaço para propagar sua visão, seu estilo e estão fazendo acontecer aqui no Brasil ou fora do país.

Começamos esta nova seção entrevistando Rodrigo Willner, um cara que cruzou o oceano e chegou a Europa representando o país e uma nova leva de brasileiros que têm ditado moda no velho continente.
Che-che-check it out!


-Nome? Rodrigo Willner
-Onde vive? Noruega em Oslo, porém minha terra natal é o Brasil, RJ, Niterói
-Onde nasceu? Niterói
-Idade? 25 anos
-Está estudando? Formado em direito
-Casado? Tem filhos? Não
-O que é dançar para você? Hip Hop, Popping
-Como o blog é sobre dança no vídeo, diga um clipe, ou um filme ou uma apresentação com dança na TV que te marcou? Janet Jackson com Doesn't Really Matter no VMA de 2001
-O quanto a dança te define? Hoje em dia é minha vida e antes era o que eu queria pra ela
-Quantos anos você tinha quando começou a dançar? 16 anos
-Como e porque começou? Sempre gostei mais nunca soube como. Comecei a ir em boates (Madame Kaos) e via um pessoal que dançava Hip Hop, então, através de um deles, comecei e vim me especializando. Mas meu primeiro contato com dança foi através do new wave.
-E quando a coisa me pegou e jeito... Fiz aulas com nomes da dança nacional e internacional como Allan Lemaja, Rodrigo Bernardi, Octavio Nassur, Guiu, Buddha Stretch, Henry Link, Gabriel Francisco, Don Campbell e dancei em famosos grupos do Rio como Rua em Dança e X-Style. Participei de festivais nacionais e um internacional representano o Brasil no mundial de Hip Hop em 2003 em Praga, República Tcheca. Fui dançarino e também coreógrafo de artistas no Brasil como Pepê e Neném , Kelly Key, entre outros. Além de shows de TV e atualmente professor da escola de dança Oslo Street Dance, na Noruega e tb bailarino e coreógrafo do grupo SoulStars.
-Tem alguma formação de dança clássica? Sim, atualmente além dos treinos de Hip Hop faço Ballet e Jazz. Comecei pq acho importante para a formaçao como artista...
- Sofreu proconceitos ou se sentiu deconfortável por aprender estes gêneros? Sobre preconceito claro que nego sempre brinca mas tudo bem, não ligo. Isso me faz bem e melhora minha técnica em todas as outras danças.
-Hoje você encara a formação clássica de dança de que maneira? Importante para a formação de um artista, dançarino. Você tem que conhecer nem que seja um pouco.
-Você é melhor, ou se sente melhor, coreografando ou dançando/aprendendo coreografia? Coreografando
-Como definir seu estilo? Um estilo comercial voltado pro impressionismo e para shows... video dance.
-O que percebemos de primeira em uma aula sua ou ao fazer uma aula com você? Controle em 1º lugar.
-Fez algum sacrifício ou loucura pela dança ou para dançar? Várias vezes...
-Decepções que a dança te apresentou? No Brasil você não recebe a remuneração que deveria, as pessoas sempre te exploram por darem pouco valor.
-Quais outro hobbie você tem além da dança? Desenho, teatro, RPG, video game...
-Você tem um dançarino favorito? Nick Bass
-Quem pra você é um novo talento e ainda não foi descoberto? Filipi Ursão
-Mais alguém na sua família dança? Minha avó foi bailarina.
-Como você vê o cenário da dança em 5 anos? Muito grande e muitas atenções voltadas pro Brasil.
-E você se vê enquadrado neste cenário? Como? Sim, abrindo espaço aqui fora para trazer mais bons dançarinos para o cenário da Europa que a cada dia compra mais o estilo de dança que fazemos.
-Qual a maior diferença entre o mercado da dança onde você está agora e a dança no Brasil? Aqui te respeitam e pagam do jeito que é devido, as pessoas realmente vêm fazer aula e vestem a camisa. Além disso, aqui as coisas acontecem, como shows, workshops, programas e etc.
-Street jazz, video dance ou MTV move? Pra mim é dança... mas se quer um nome vamos chamar de video dance ou o vídeo, é mais bonito - heheheh..
-Todos iguais ou cada um tem sua diferenças? Tudo igual.
-Qual música ou ritmo que te define? O flerte, aquilo que for ritmado com efeitos de voz e batidas (Ex.: Seal - Kiss From a Rose e Cassie - Kiss Me) - risos
-O que tem tocado no seu iPod ultimamente? J Holiday, Ne-Yo, India.Arie, Spice, Madonna, Justin, entre outros.
-Memória inesquecível envolvendo dança? Mundial de Praga em 2003 com grupo Rua em Dança, Joinville 2004 com o grupo X-Style e 2007 em Joinville com o grupo Rua em Dança.
-Primeira memória relacionada a dança? Aos 12 anos na boate, Scafo, vendo as pessoas dançando new wave e eu sentado, chateado sem saber como fazer...
-Uma lição que você aprendeu com estes anos em relação a dança? A recompensa só vem depois de muito esforço, trabalho e sorte.
-Se fosse para participar de um clipe/filme com dança, qual seria? Por que? Algum clipe do Justin, pois gostaria de dançar alguma coreografia do Marty Kudelka junto com Nick Bass, Kenny Wormald e entre outros que dançam com o Justin.
-Já dançou na TV ou no cinema? Onde? Sim, na TV, no Faustão, programa da Eliana, Adriane Galisteu e atualmente aqui na Noruega em um programa sobre Hip Hop onde ensinei passos.
-Eu visto... Hering , XXL, coisas básicas, geralmente sem muitas marcas, blusa básica branca ou preta e acessórios.
-Situação ou local mais estranho em que já dançou? Em um Shopping Center em Niterói onde muita gente me via e eu errei tudo! Mó vergonha - risos
-Sempre que eu danço... faço alguma pose no oito antes de começar a coreografia - risos
-Com quais coreógrafos e dançarinos você gostaria de trabalhar? Marty Kudelka, Nick Bass, Shaun Evaristo e dançarinos do Brasil como Bruninho, Ursão, Anyel, Bárbara, entre outros.
-Quais sonhos envolvendo dança você ainda tem para concluir? Ganhar bastante dinheiro com isso pra poder viver bem, dançar e coreografar algum artista internacional.
-Conselho... nunca pare de dançar, se é isso que você gosta, dance! Seja você, não se importe com o que os outros falam, dance profissionalmente, em casa, com os amigos, errado, certo, não importa. Não pare de dançar se é o que realmente você gosta e te deixa feliz...
Paz pra todo mundo!!!

2 comentários:

Mi Almeida disse...

Muito show a entrevista! Video dance é um dos meus preferidos, juntamente com popping e dancehall. Lembrando sempre que minha condição é somente a de admiradora, rsrsrsrs. Abs!

Unknown disse...

Eu sempre tive certeza que esse menino iria longe,sempre fui sua fã, ele ainda vai ser conhecido no mundo todo,continue fazendo oq você sabe fazer de melhor!
dance muito,dance com a alma e o coração. ARRASAA MENINO!!!