quarta-feira, 23 de julho de 2008

Filme: Como Ela Dança (How She Move)

"É engraçado, não é? Como um momento pode mudar um milhão deles depois."

Ontem assisti Como Ela Dança (How She Move). Já tinha visto o trailer na internet, mas nunca achei que fosse ver o filme por aqui no Brasil e de repente me deparo com o DVD na prateleira da minha locadora.

Tento não julgar o livro pela capa, mas confesso que achei a versão nacional um tanto duvidosa (bem Jump In). Apesar disso, já tinha visto o material de divulgação internacional que era bem interessante... então, deixei de lado.

Preferi alugar a baixar na internet e quem sabe dar uma olhadinha nos extras (caso existissem e eles existem).

Como Ela Dança conta a história de Raya, uma menina que volta para a casa dos pais após a morte da irmã, viciada em drogas e no retorno ao bairro pobre onde ela reencontra os amigos de infância, rivais e o amor na dança, ou melhor, amor pelo estilo step dance, que é um mix de sapateado com elementos de Hip Hop (break, locking, stomp e outros...). Daí em diante o resto todo mundo sabe, ?

Podemos dizer que Como Ela Dança é uma versão de saias de Stomp The Yard (O Poder do Ritmo). O filme segue a cartilha: ensaios pra lá, suor, músculos, rejeição pra cá, romance aqui, rivalidades ali, tudo embalado a uma trilha cheia de Hip Hop e aquele final triunfal que dá vontade de copiar em qualquer placo. Perfeito pra ser sucesso ou agradar a uma fatia formadas por fãs de dança e Hip Hop... mas...

...bom, na verdade não é bem assim. Tudo de alguma forma fica perdido durante o filme, o que é algo inexplicável para um filme coreografado por Hi Hat, Dante e Troy e produzido pela MTV. Vai entender!

Seria esta uma fórmula batida? Acho que sim, mas não justifica. Mesmo tendo um roteiro previsível ainda existem filmes que se destacam... Como Ela Dança se perde na edição, as coreografias logo perdem a potência, a trilha apesar de ter nomes famosos não se sustenta (G Slide da Lil’Mama toca umas 3 vezes no filme) e momentos chave ficam pedidos por prolongar ou cortar muito cedo o clima.

O que mais valeu neste DVD foi a seção de extras mesmo...

“Este filme é único porque estou mistrando step dance com break, step dance com Hip Hop, com locking e é isso que torna este filme úncio. É uma mistura, não só o step dance. Pegamos o básico e misturamos com dança contemporânea e então perguntamos: “Certo, o que é step dance?” E é uma coisa que também vemos... Sabemos o que é Hip Hop, sabemos o que é break, mas com misturar os dois? E é isso que queria passar.” – Hi Hat

Nos extras temos o documentário From Rehearsal to Film (Do Ensaio para o Filme) e ali sim vi dança acontecer de verdade. Por incrível que pareça, com menos influência das câmeras e efeitos de cinema, as cenas dos ensaios com os depoimentos dos coreógrafos, atores e dançarinos tornaram tudo mais convidativo, assim como mostra mais desafio e complexidade. Pra quem dança, é o momento de maior identificação, de construção e ajuda a entender melhor a proposta do filme, que na verdade apostou na inovação com um estilo e acabou deixando a desejar em outros cantos.

Mas deixando o potencial do filme de fora... fico me perguntando, por que apenas Step Up chega aos cinemas nacionais e toda a outra safra de filme com dança só sai apenas em DVD?

Ah, mais duas coisas... Por acaso o filme se passa na Jamaica? Alguém viu o Shawn Desman no filme? Lembra dele?


Shawn Desman - Shook

Nenhum comentário: