domingo, 3 de agosto de 2008

TV: America's Best Dance Crew - 7º ep

America's Best Dance Crew está pegando fogo e está entrando na reta final.
Pra mim este é o show mais F**A do ano e para quem dança, principalmente video dance ou qualquer outra vertente do Hip Hop, não existe melhor forma de divulgação da cultura, seus estilos e fonte de referência.
Os jurados servem como canalizadores para explicar o que cada crew faz bem (breaking, locking, weaving, popping ou whatever) e também levantar questões consideráveis sobre execução e performance.
Antes os clipes eram essencialmente a fonte de pesquisa para estilos e agora o YouTube é a bola da vez, mas ainda ficamos limitados ao tempo que um artista leva para fazer uma apresentação/clipe/show ou a frequência de que determinando fulano posta suas aulas na internet.
Tirando isso, tais fontes também ainda continuam sendo acessadas por quem se interessa pela coisa, enquanto para o público geral caia no esquecimento e é aí que programas como America's Best Dance Crew e So You Think You Can Dance (carros chefes deste blog) entram na roda para falar com o público geral?
Antes dança era tratada na mídia geral como apelo juvenil e continua assim, mas agora a dança passou do segundo plano para se explicar por si só.
Ter todo dia na televisão um programa tratando do assunto faz com que o olhar popular seja treinado, aprenda mais sobre dança e tome gosto pela coisa. Pessoas que antes não ligavam tanto, passam a querer saber mais, procuram aulas e passam a acessar a internet para revisar os detalhes das performances e copiar o que mais agradam. Vide os gritos, urros e vaias das platéias nos programas comentados acima e os números de audiência.
America's Best Dance Crew ataca também em um elemento que é chamado de criatividade. Contando com o voto popular, as crews estão completamente expostas as influênicas dos desafios semanais e são obrigadas a coreografar por si só toda a coreografia. Até o surgimento deste programa, os concorrentes tratavam de contratar coreógrafos para passar seus conhecimentos para os competidores.
ABDC também é democrático trazendo para o palco todos os tipos de crews, indo da mais crua, mais fudamento a crew com mais influências contemporâneas, contando com rivival de "passinhos" e artistas renomados do público pop educado pela MTV. Michael Jackson, Janet Jackson e Missy já foram temas exclusivos do programa e existem muitos outros para servirem de releitura pelas crews.
Conseguem imaginar um programa deste no Brasil? Existem tantos festivais e a noite de Hip Hop é uma das mais requisitadas pelo grande público, assim como existem muitos talentos ao redor do país.
Um programa deste porte reavivaria uma chama que está a cada dia sendo mais exportada a ser valorizada internamente. Antes de ABDC eu não sabia que o cenário de dança para crews era tão intenso nos EUA, pois até então via muita competição de BBoys (até mais na Europa que nos EUA) e o resto na mão de determinados coreógrafos.
E a consequência disso? Bom, JabbawockeeZ estão a cada dia mais presentes na mídia e já tem valor de mercado (vendem roupas e acessóriso), Shhh que só participou das audições estão no clipe do Daddy Yankee, Fysh'n'Chicks abrem desfile de moda, jurados fazem convites para filmes e por aí vai... é um novo mercado se abrindo, na verdade, é um mercado se expandido.
Bom, e o programa em si? Semana passada foi a vez da Missy Elliot dar o ar da sua graça no programa... o desafio para as 4 crews restantes era apresentar sua versão dos trabalhos da Missy.
Como a MTV não disponibiliza os vídeos para regiões fora dos EUA, fiz uma garimpada pelo YouTube e achei as apresentações (yessss! - corram antes que tirem do ar). Começando pela abertura das crews dançando ao som de Missy Elliot apresentando seu novo hit Shake Your Pom Pom.


Kd a Missy?

So Real Cru



Já falei que esses remixes são INCRÍVEIS!

Super Cr3w



Boogie Bots



Fanny Pak - a minha crew favorita da temporada. Eles são inventivos ao extremo como poucas vezes vistas antes (movimentos, formação, caracteriação...).



Quem conseguir assistir... aí abaixo vai o link via MTV e torrent aqui:

Nenhum comentário: