segunda-feira, 28 de abril de 2008

Carta aberta a dançarinos, coreógrafos, “aspiras” e MTV.

Para quem começou a dançar Hip Hop no final dos anos 90, sabe o quanto a MTV e a dança no vídeo influenciaram esta nova geração de “dançantes”.
Foi no final desta época que o estilo Pop voltou com força total e além das baladas e gritinhos vocais, era pré-requisito saber dançar. Nem todos os talentos vingaram, mas muitos influenciaram, despertaram curiosidade e fizeram uma garotada se arriscar nos passinhos e coreografias (inclusive eu). Esta fase foi marcada pela solidificação das lendas musicais que também dançavam como Michael Jackon, Madonna e Janet Jackson, assim como o surgimento de novos ídolos como Backstreet Boys, N Sync, Britney Spears, Christina Aguilera e outros, muitos outros...
Para esta nova geração, um novo clipe ou uma nova premiação significava coreografia nova. Todos tinham uma videoteca com o acervo completo de cada artista que dançava. Eu lembro de trocar, vender, copiar fitas para meus amigos e depois de um tempo mostrar para os mesmos quais coreografias eu tinha “tirado” do vídeo e quem sabe... com os trejeitos do artista. =P
Boa parte da minha influência em dança veio desta fase. Da fase do vídeo.
Claro que isso me levou a correr atrás de uma fonte formal de aprendizado, mas minha necessidade de aprender o que aqueles artistas faziam veio dos vídeos e apresentações que eles produziam.
Hoje os meios desenvolveram e a internet facilitou muito o acesso a informações. Agora, ao invés de cronometrar uma fita para gravar aquele clipe da Aaliyah, basta dar play no YouTube ou abrir um programa P2P, aguardar uma hora e ter todo o show do Justin completo no seu HD. Além disso, com essas novas formas de divulgação, não precisamos mais esperar o fulano se apresentar ou gravar um vídeo, basta saber quem coreografa do jeito que você gosta e jogar o nome dele(a) no Google.
Eu me mantive verdadeiro ao estilo Video Dance (MTV Move, Street Jazz ou como quiser chamar) que aos poucos evoluiu e recebeu mais influência das outras vertentes do Hip Hop, mas outros preferiram se aprofundar em outros estilos.
Para uma geração o vídeo (a MTV) foi crucial para revelar os talentos atuais e geradores de opinião no meio da dança. Pensando nisso e no processo de formação, decidi criar este blog para divulgar como anda a dança no vídeo. Meu foco maior será o Hip Hop e alguns dos seus elementos, mas isso não exclui postar sobre qualquer outro estilo. ;)
Então... chega de falar o que todo mundo sabe e seja bem-vindo ao DANCE IN VIDEO.

Nenhum comentário: