sábado, 31 de maio de 2008

Clipe: Madonna - Give It To Me



Get stupid!

Como ela foi para ali?

Alguém acompanhou Dance War?
Eu acompanhei e garanto que ninguém perdeu nada!
Este programa foi criado, obviamente, para fechar uma lacuna no horário nobre durante a greve dos roteiristas. Afinal, um reality de dança não precisa de mestres do roteiro para se fazer acontecer.
Tudo bem que o programa pedia que os participantes cantassem e dançassem, mas o forte mesmo era a dança...
A dinâmica era um pouco confusa, eram formados dois grupos mistos que competiam entre si a cada programa e ao final, um era eliminado do grupo com menos votos. Isso dava vazão para em algum momento, dependendo da aceitação do público, deixar um grupo super desfocado.
Foi o que aconteceu, no final, se me lembro bem, um grupo terminou com 4 participantes e outro com 6.
Bom, sem querer entregar o final... mas o prêmio era um contrato com uma gravadora para o grupo gravar um CD. Você viu esse CD? Nem eu.
O que me deixa mais intrigado é o fato de ter visto uma participantes do grupo ganhador, Kelsey, fazer parte do corpo de bailarinos da cantora Katy Perry (quem?).

Olha ela alí do lado esquerdo com cara de peido.

Programinha fajuto, hein? Pelo menos em questões de produção e talento, por mais tosco que fosse, Dance War ainda ensina muito sobre programas de música e dança na TV.
Ficou com a pulga atrás da orelha? Faça o download do programa aqui ou veja uma parte abaixo:


So You Think You Can Dance - 2º ep.

Acabei de assistir ao 2º episódio da 4ª temporada de SYTYCD. Mais audições durante umas das piores tempestades de neve (Brrrr...) em Salt Lake City e mais audições em Dallas.
Os jurados desta vez foram a coreógrafa Mandy Moore, Adam Shankman (coreógrafo e diretor de Hairspray, produtor de Step Up 1 e 2 e eleito por mim, meu pai) Mary Murphy e Nigel.

"Você usou seu rosto, você usou seu corpo, você usou tudo nesta coreografia. E não foi apenas um sorriso. Você usou sua sobrancelha, você coreografou sua face e isso é muito raro de achar em uma dançarina jovem."

"Eu perdi minha paixão por isso [dança] e acho que eu esqueci o porque eu amava dançar. Levei 5 anos para pensar: "Eu não preciso ser a melhor, eu apenas amo isso [dançar]."

Destaques:

Gev Manoukian - leve como uma pluma e desmembrado, breaker e patinador de gelo, vetado duas temporadas atrás e desta vez especializou-se mais em jazz e ballet para provar isso:


Lupe Fiasco - Hello-Goodbye

Kelli Baker - filha de Bonnie Story, coreógrafa premiada com um Emmy pelas coreografias de High School Musical. Como se disvencilhar disso e mostrar que realmente é uma boa bailarina?


sexta-feira, 30 de maio de 2008

Usher se apresenta no “Good Morning America”

Usher, um dos meus cantores e dançarinos favoritos está de volta com o CD Here I Stand.
Já estão rodando pela internet e canais de clipes os dois primeiros singles do CD (Love In This Club e Moving Mountains), que não está tão bombante como os CDs anteriores. Ainda vou escrever quais são minhas impressões sobre o novo trabalho... caso queira ir já conferindo, baixa aqui!
Uma coisa é certa, o cara continua bem! Cantando, dançando como nunca, sem parecer ter envelhecido um dia e sempre com bailarinos killer e bailarinas cavalas.
Dia desses ele se apresentou no programa Good Morning America com Love In This Club. Check it out!

Legally Blonde The Musical: The Search For Elle Woods


Reese Witherspoon deve estar orgulhosa. Sua personagem Elle Woods inspirou dois filmes (Legalmente Loira 1 e 2) e seu enredo deu origem ao musical Legally Blonde: The Musical. It's Broadway, baby!
Pegando onda no novo seguimeto de casting, a MTV gringa está lançando um novo show para achar quem será a sortuda que irá incorporar o papel de Elle Woods nos palcos.
Segunda-feira estréia Legally Blonde The Musical: The Search For Elle Woods. Vamos anotar, pq esse será nosso novo torrent das terça-feiras.
Será que vinga? Bom, sabemos que podemos esperar um programa repleto de loiras, afetadas, que, além de cantar e dançar, saibam representar... é o tipo de entertainer que os americanos chamam de triple threat (ameaça tripla). Ah, sem esquecer de que tudo muito rosa!


So much drama!


No ano passado foi a vez de Grease abrir uma franquia no mundo dos realities e por em rede nacional uma competição para escolher a nova Sandy e Danny para o espetáculo da Broadway com o programa Grease: You're The One That I Want pela NBC.

Confesso que assisti o programa por pura nostalgia, mas era bem fraquinho. Mesmo adorando toda a dinâmica das coreografias para musicias.



Será que a MTV acerta na receita desta vez?

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Momento Publicitário: Carros e Dança 2

No último post eu comentei sobre carros dançantes... é... não vou retirar o post, pq eu acho ele bem divertido, mas retiro que tenham qualquer relação com street jazz ou Hip Hop. Sorry!
Bom, ainda dentro do mesmo clima e finalmente falano de Hip Hop, apresento o velho comercial a Volkswagen (de 2005 pela DDB de Londres) para o Golf GTI.


Uma bela homenagem ao clássico Singin' In The Rain apresentando 3 elementos repaginados: música (Mint Royale), dança (poppin' e lockin') e, obviamente, o carro. Mas o que estão valendo pra mim são música e dança!
Achei incrível o resultado e mais emocionante ainda ver a expressão do Gene Kelly aplicada no rosto do dançarino.

Ficha técnica dos dançarinos:
Crumbs - ?
Jay Walker - ?
David "Elsewhere" Bernal - http://www.myspace.com/davidelsewhere
Lembra do David no video do YouTube que rodou o mundo?

Carros e Dança

OK, este post não tem nada a ver com Transformers, mas tem lá sua semelhança.
Na publicidade a coreografia, melhor, o street jazz aparece sempre com objetivos limitados e em situações semelhantes.
Algumas vezes é para complementar o trabalho de um artista, outras horas para ter um apelo mais jovem, outras vezes para instigar sensualidade e quase sempre é tudo isso junto.
Fora estas situações, são pouquíssimos os casos onde o street no meio publicitário teve um apelo físico (alguém disse Nike Women? Tá, isso fica para mais tarde).
Ainda que seja assim a fórmula, algumas situações nos surpreendem. Desta vez a dança aparece em duas ocasiões concorrentes e em uma das poucas vezes que vi animação digital executar tão bem alguns movimentos.
A Citroën, em 2005, veio com seu filmete para a TV chamado Carbot, para o lançamento do seu C4:



Agora foi a vez da Chevrolet pegar onda nesta tecnologia para divulgar o Chevrolet Aveo, só que satirizando o videozinho acima. O nome deste comercial? Get Real!

domingo, 25 de maio de 2008

Dance in Video :: Podcast # 1

Como extensão deste blog eu decidi criar um podcast.
Afinal, um blog sobre dança/música tinha que dar uma sopa e arrumar um jeito da galera levar por aí as músicas dos vídeos, apresentações e etc comentados aqui.
Veremos se vai vingar, porque até descobrir como fazer funcionar, eu levei um tempinho...
Ainda não está como eu desejo, ainda falta um tag do blog e aprender como fazer as pessoas assinarem a este "pod" via iTunes, mas enquanto isso, a gente se diverte assim mesmo! =P
Bom, sejam apresentados ao Dance in Video Podcast número 1 (dêem um Salvar como..)!
Espero que gostem!

TRACKLIST

1 - Pussycat Dolls - When I Grow Up
2 - Girlicious - Like Me
3 - Danity Kane - Damaged
4 - Fall Out Boy - Beat It
5 - Madonna feat. Justin & Timbaland - 4 Minutes
6 - Janet feat. J.D., Busta, Ciara - Feedback
7 - Britney Spears - Break the Ice
8 - Mary J. Blige - Fine
9 - Chromeo - Fancy Footwork
10 - Lil'Mama - Lipgloss
11 - Nicole Scherzinger - Whatever You Like

sábado, 24 de maio de 2008

Ainda na onda SYTYCD...

No último post sobre o programa So You Think You Can Dance eu comentei sobre American Idol... acabei esquecendo de postar a apresentação dobradinha dos Idols da última temporada com os tops das 2 últimas temporadas do SYTYCD ao som de Please Don't Stop The Music.
Che-che-check it out!


Idol Gives Back + So You Think You Can Dance



(Fico devendo um vídeo em melhor qualidade.)

SO YOU THINK YOU CAN DANCE - 4ª TEMPORADA


Minhas terças e sextas são mais felizes. Começou a busca pelo 4º "america's favorite dancer"!
O episódio de estréia da 4ª temporada de SO YOU THINK YOU CAN DANCE fez bonito com as audições em LA e mostrou tudo aquilo que faz a gente rir, chorar e ficar impressionado.
Mais uma vez SEX voltou, novas caras foram escolhidas para o 2º round e algumas já eram conhecidas de audições antigas.

I'm bringin' Sex back!

Tudo aconteceu no meio de muita nostalgia ao ver os jurados mais do que conhecidos por quem acompanha o programa (quem não ama a Mia Michaels), alguns ex participantes dando as caras e obviamente a produção impecável.
American Idol pode ter saturado, mas acredito que quem canta deva adorar cada edição do programa. O mesmo acontece com SYTYCD (olha a abreviação!), quem dança vai sempre amar o show. Ainda acho que dança apresenta tantas variações e, apesar de repetir alguns elementos (música, estilo e alguns movimentos), sempre vai ter alguém com uma carta na manga que vai fazer aquela música, estilo ou movimento ficar mais especial.
SYTYCD ainda tem um grande fator a seu favor que é dar espaço para a personalidade de seus participantes. As vezes mostro algumas coreografias soltas para alguns amigos e eles não vêem com tanta surpresa como eu, algo que acontece com quem acompanha e fica feliz com a evolução de participantes que nunca dançaram de salto, nunca tentaram se aventurar pelo contemporâneo e por aí vai. Afinal, eles tem apenas uma semana para dominar cada estilo em seus mínimos detalhes. Vai encarar?
Aliás, um programa destes faz qualquer um tomar gosto por inúmeros estilos de dança. Antes de SYTYCD não achava dança de salão, contemporâneo e até valsa tão interessantes.
Quem quiser ver o episódio de estréia, tá aqui para baixar!

Meu destaque fica para a Kherington Payne:



OneRepublic - Stop & Stare

Fica uma pergunta... alguém sabe onde anda o Dan? Finalmente alguém viu que ele era um péssimo jurado/coreógrafo?

O relógio saiu!

O relógio saiu!
Uma hora começou a me irritar o relógio e eu resolvi tirar.
Para matar a saudade, ele ainda continua neste post (aconselho tirar o som):


quarta-feira, 21 de maio de 2008

Microsoft e Dança

Já viram bonecos Zumbis, bem estilinho Thriller, dançando no novo comercial conteúdo da Microsoft para o MP3 player, Zune?



A música fica por conta do duo Chromeo, que tem um som bem groove e ao mesmo tempo bem 80’s. A faixa se chama Fancy Footwork e tem a introdução bem parecida com a de Beat It do Michael Jackson.

Indico ainda as faixas Tenderoni, Outta Sight, Waiting 4 U e Call Me Up. Vale escutar e sair praticando o locking por aí!

Pussycat Dolls “When I Grow Up” Live

"Be careful what you wish for cus you just might get it..."

Ontem foi a primeira apresentação do novo single das Pussycat Dolls “When I Grow Up” no programa Jimmy Kimmel Live!
Babemos com o vídeo.


O que esperar do MTV Movie Awards?

Mesmo sem a Carmit (o que favoreceu nas formações), as meninas continuam bombando nas coreografias, sempre com uma levada street e apelando para os cabelos ao vento, roupas marcando e pernas infinitas.
Ainda prefiro a Kimberly!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Janet anuncia Tour...

Hoje, segunda-feira, Janet Jackson anunciou no programa da Ellen que irá fazer mais uma tour... deve ser mundial, mas acho muito difícil passar pela américa latina. Sniff...
A turnê começa dia 10 de setembro e desta fez o fãs podem pedir as músicas a serem apresentadas no show através de uma número de telefone (vai tentar? - 323 622 8139).
Com a falta de sucesso de seus CDs anteriores 20 Y.O. e Damita Jo, Janet tem tentado retomar a credibilidade apelando para apresentações de seus antigos sucessos, como Nasty e Rhythm Nation.
Pena que isso foi uma ótima ação de marketing para divulgar o 20 Y.O., que celebrava 20 anos de carreira, agora, vamos inovar e acreditar nos novos trabalhos, né?
Bom, para não perder o costume, segue abaixo a apresentação de Rhythm Nation e da nova música Luv.



domingo, 18 de maio de 2008

Momento Indie...

Adele - Chasing Pavements
Clipe que explora a dança em um plano diferente.

sábado, 17 de maio de 2008

NOVA PUSSYCAT DOLLS: When I Grow Up

Chega de nostalgia e vamos falar de novidades...
Já falei de Pussycat Dolls por aqui e agora as ladies estão de volta com menos 1 e com uma música para bombar.
When I Grow Up é sexy, tem o tempo marcado como se fosse uma marcha (lembra Rihanna e Don't Stop the Music), tem palmas, os vocais são afetados e é produzida pelo injustiçado Darkchild (a.k.a. Rodney Jerkins - pq pra mim ele é um Timbaland sem seu Justin).



Imagino um clipe bem louco, um tanto frenético, com longas caminhadas em câmera lenta, cheio de booty shaking, cabelos ao vento e um pouco de dance hall. Será?

Aliás, e a Nicole, hein? Falou que ia ter carreira solo, mas não vingou né? Foram lançados 3 singles: Whatever U Like, Baby Love, Puakenikeni e NADA. Pelo visto ela funciona mais com o apoio das meninas.
Infelizmente, seu CD foi adiado até data indeterminada e não deve sair tão cedo, já que começou a divulgação do novo CD das PCD (olha a abreviação). Pena!
Mas nem é pra tanto, pq o novo CD terá produção do Ne-Yo, Snoop, Timbaland e Pharell, além do Darkchild, ou seja, os BIG 5.
Aconselho escutar Whatever U Like e Puakenikeni mesmo assim. São excelentes!

Falando em Nicole... lembra de Pop Star, programa tosco que lançou Rouge e Bro'z? Anos antes a versão americana lançou Eden's Crush e esta foi uma das primeiras aparições da moça na mídia.
Alguém reconhece ela no clipe de Get Over Yourself?


Pra quê estas calças de plástico?

Fiquem de olho, porque o MTV Movie Awards vem aí (1º de junho) e as meninas vão lançar o novo single em uma performance na premiação. Antes elas se apresentam no “Jimmy Kimmel Live!” dia 20 de maio.

Debbie & Paula

Continuando a onda cafona das décadas passadas...

Debbie Gibson - Electric Youth

Um clipe enorme, figurinos bem cafonas e um dos primórdios do video dance com bastate influência do jazz:



Acho MUITO divertido!
Seria Debbie Gibson mãe da Blossom?


Falando em 80's... lembra de Paula Abdul antes de American Idol. Não? Vale dar destaque para Cold Haerted Snake, um clipe e música que não fizeram tanto sucesso como Straight Up, mas com certeza serviu de inspiração para Slave 4 U da Britney (eu acho).



Paula é outra que resolveu ressurgir das cinzas com Dance Like There's No Tomorrow:



Tudo bem jazzy como a época pedia o video dance.
Outro dia volto a falar de velhices. =P

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Eles voltaram...

Esta semana foi marcada pela volta do New Kids On The Block, lembra deles?

Eu lembro bem pouco... lembro da minha irmã escutando quando eu ainda era micro e ela estava na adolescência. Depois disso, durante a febre N'Sync e BSB, lembro de ter achado um VHS com um pocket show da banda em NY e minha irmã dizendo que as minhas boy bands eram pura cópia de New Kids On The Block.
Torci a cara para este comentário, até porque achava tudo no New Kids um tanto desengonçado e simples demais (faz o mesmo pros 2 lados)... confesso que vi alguns passos copiados (mas isso já dá manga para um ooooooooutra história). Musicalmente nem se comparavam.
Hoje entendo que é tudo uma questão de fórmula... sejamos sinceros. Cada geração terá sua boy band e etc...
De qualquer forma, tempo passa e tempo vem, estamos agora em uma onda de revival ou reunion. Onda iniciada pelas Spice Girls ou não, quem poderia esperar New Kids ia voltar? Afinal, seu público já tá na fase dos 40 e nem os BSB, que estão perto dos "enta", mal conseguem dançar... imagina esses aí.

Pois então... não é que eles voltaram? Na verdade estão tentando... se vai vingar, não sei. Mas eles tentam e tentam com força. Mas de New, isso não tem NADA. Mas sem ser irônico e crítico, é uma coisa legal, uma proposta interessante e uma celebração de uma boa fase da música pop e do video dance.



No começo do ano o grupo anunciou o retorno e esta semana se apresentaram ao vivo cantando Step By Step e The Right Stuff. Confiram!


O que será que o Mark Wahlberg pensa do irmão?

Valeu a tentativa para ver as tizonas se acabando nas letras e o grupo atirando pra todos os cantos, até backup dancers e uma levada reggaeton entraram na história. Falta apenas um pouco de ensaio... dá pra ver alguns errando, outros "colando" e o som não ajuda. =( Pena!
Confesso que prefiro o NKOB (olha a abreviação) old school.



Falando nisso, alguém me diz porque o Jordan Knight não vingou? Pelo menos, aqui no Brasil, em questões de música e dança, Give It To You tinha delimitado um novo parâmetro de artista solo masculino, espaço mantido pelo Usher até a chegada do Justin. Lembra?


Tem até dança do quadrado!

Fiquem de olho, porque um CD com hits está a caminho com algumas músicas inéditas. Alguém se empolga? Quem futucar consegue achar a Summertime e Click Click Click por aí dando sopa! ;)
Eu achei aqui e aqui.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Ela vem...


Comentamos dela ontem e hoje sai a tão esperada confirmação da vinda de Madonna para o Brasil! =D
Após o lançamento de seu álbum mais urbano (que sismam em chamar de Hip Hop), Madonna confirma que vem ao Brasil para duas datas em dezembro (Rio e Fortaleza) apresentar sua Sticky & Sweet Tour. Finalmente!!!

Preparem os bolsos!

quarta-feira, 7 de maio de 2008

ELES DANÇAM: Brasileiros dançando com a Madonna e Kylie?

Parte do título é verdade e parte é mentira.

Daniel Campos e Marco da Silva estão dançando sim com a Madonna e com a Kylie respectivamente, mas nenhum deles é brasileiro. =( Imagina? Mas que têm nome de brasileiro, têm!

Enfim... o americano Daniel Campos (aqui), também conhecido como Cloud (q é muito mais style), é o eterno one time favorite da Madonna em suas 2 últimas turnês. O londrino (eu acho) Marco da Silva (aqui) está no último clipe da Kylie, "All I See", que é a faixa mais urbana e menos eletrônica do seu último álbum.

Cloud é bom! Marco nem tanto... o clipe também não ajuda, ? Vejamos...




Marco da Silva ::
MySpace - http://www.myspace.com/tattoomodel
YouTube - http://br.youtube.com/funkytrack
Blog - http://www.marcodasilva.blogspot.com/

Cloud abre (e divide com Sofia - minha favorita) esse vídeo da última turnê da Madonna:





Cloud (aka Daniel Campos) ::
YouTube - http://br.youtube.com/CloudCamposTube
Site (pobrinho) - http://www.cloudcamposonline.com/

Ainda sobre HSM...

Ainda falando sobre o sucesso do High School Musical, não poderia deixar de levantar a bola para o SBT pegando onda na produção com o High School Musical A Seleção.
OK, não vi, não sei quando passa e acredito que deve ser bem estilinho Pop Star, lembra? (Opiniões ...) Vou ver se tiro um dia para conferir a atração.

Falando nisso, alguém acompanhou o reality Grease - You're The One That I Want? Enfim... um tanto sem propósito, mas tinha um formatinho mais interessante que um novo Pop Star da vida. De qualquer forma, não vamos reclamar, são poucas as investidas nacionais em tal esfera.

Disney também não perde tempo e sabendo que sua mina de ouro está chegando ao fim e aproveitou, pegando onda em si mesma, e já vem com o Camp Rock. Vejam o trailer!
Mais do mesmo, não?
Mais uma vez, vemos música e dança andando de mão dada e influenciando uma nova geração.
Pena é ver um menino tentando aprender os passinhos do personagem e um infeliz chegar dizendo que aquilo é coisa de "bichinha".

domingo, 4 de maio de 2008

High School Musical 3: Senior Year

Eu estou um bem fora da idade para postar isso aqui, mas não há como negar que High School Musical é um sucesso e se você achou que ia ficar livre, pense de novo... High School Musical 3: Senior Year está a caminho. Sorte que é em outubro e até lá... muita coisa pode rolar (tipo, o mundo acabar e vamos parar de rimar).

Depois do início desta franquia, que tem grande apelo infantil, parei para perceber que além dos gritinhos das meninas e inserção ainda mais precoce da cultura americana (momento político), muitos estão tentando arriscar passinhos mais cedo. High School pode ser o grande "culpado" pela nova geração de apaixonados por dança. Inclusive, o DVD vem acompanhado de versões ensinando as coreografias.

O sucesso é tão grande, que posso numerar 5 produções teatrais infatis inspiradas nos filmes. Por mais boba que seja a produção, Disney acertou em cheio o alvo e não consigo imaginar nada mais elaborado para ganhar este seu público alvo.

Seria High School o novo Grease?

Randy Jackson presents America's Best Dance Crew

Imagine o Randy Jackson (jurado do American Idol) com inveja do bolso do Simon Fuller e suas franquias (American Idol e SYTYCD). Imaginou? Agora imagine as melhores performances de SYTYCD de Hip Hop e em grupo. Imaginou? Adicione um belo público, muito humor e os padrões MTV (música, luz, cor e edição). Conseguiu? OK, com tudo isso junto a gente têm America's Best Dance Crew.
Meu domingo foi dedicado inteiramente a este programa e não me arrependo de nenhuma das horas que passei em frente ao computador assistindo todos os episódios (graças aos torrents [aqui, aqui e aqui] e ao MTV Overdrive gringo,se você tem uma boa conexão). Fico ainda mais feliz em saber que uma 2ª temporada está a caminho! =D
ABDC (adoro abreviações), como o nome já diz, é o programa para escolher o melhor grupo de Hip Hop dos EUA, pegando onda na safra de filmes como Step Up, Stomp The Yard, Honey, You Got Served e por aí vai... Para quem faz, ou fez, parte de qualquer grupo de Hip Hop, o programa funciona como uma competição na frente das câmeras, onde o que vale é o voto popular e cada grupo apresenta seu diferencial. O programa ainda conta com a ajuda de Shane Sparks, Lil' Mama e o ex-N'Sync, JC (!!!) , como jurados, que não poupam críticas de todos os gêneros.
Quanto as concorrentes... não sei o que dizer, mas basta ficar triste a cada programa ao saber que um grupo teria que partir. Ou seja... até os mais fracos eram bons!
Segue os grupos participantes:
  • Live in Color - especializados em booty shaking, ragga e outros estilos do Hip Hop com influências afro;
  • Jabbawockeez - um grupo versátil, que se apresenta mascarado e trabalha bastante com movimentos isolados, popping e movimentos de chão (procurem por eles em Step Up 2);
  • Fysh n Chicks - 7 meninas que conseguem misturar o melhor do "gangsta" e do flerte feminino em suas coreografias;
  • Status Quo - grupo que tem como principal elemento os saltos e acrobacias (dois integrantes fizeram parte da semana de audições da 3ª temp. do SYTYCD);
  • Femme 5 - 5 meninas, com pinta de cheerleaders que se acabam no vídeo dance e apostam nos cabelos (alguém me disse que elas são do sul);
  • Enigma - OK, não lembro muito bem, porque foi o primeiro grupo a deixar a competição (rs);
  • ICONic - grupo dedicado a movimentos precisos e fortes no vídeo dance, apostando também em elementos de chão;
  • Break Sk8 - grupo masculino, que se apresenta em cima de patins de 4 rodas (!) e ainda dão saltos (!!) e fazem movimentos de chão (!!!);
  • Kaba Modern - grupo formado estudantes asiáticos da Universidade da Califórnia, especializados em coreografias com humor e movimentos pequenos, muito precisos e isolados;

Sem me prolongar muito... cada programa também vale pelos desafios propostos, fazendo com que cada grupo aplique seu estilo no tema sugerido (no 5º ep. cada grupo teve que fazer sua versão de um dos hits do álbum Thriller do Michael Jackson - incrível).
Futuquem o YouTube para entender do que estou falando. Vale a pena!
Mal posso esperar para voltar a ensaiar...

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Novos vídeos... (update)

Galerinha,
novos videos (meus favoritos do SYTYCD Au) adicionados na seção DanceTube.
Have fun!

So You Think You Can Dance Austrália (spoilers)


A primeira versão australiana da franquia So You Think You Can Dance (filhote do American Idol) acabou no último domingo (eu só consegui assistir agora) elegendo Jack Chambers (foto) como o bailarino predileto da terra do canguru.

Quando li sobre o programa não dei muito crédito... afinal, quais são as referências australianas de dança para receber um programa deste porte? Ledo preconceito meu!

SYTYCD Australia fez juz ao nome e aos talentos descobertos na terra do tio Sam. Torci o nariz quando baixei o primeiro episódio e vi a mesma abertura da versão americana, uma host lorinha no estilo Cat Deeley de ser, a mesma estrutura de palco e até o estereotipo dos jurados (um é cool, a outra é fofa e o outro, um carrasco), mas também pensei que para o programa funcionar não poderia ser menos que isso, correto?

Os moldes do programa respeitou ao pé da letra a fórmula do sucesso do seu irmão mais velho. Semana de audições, escolha dos 100 melhores, semana de audições internas para testar a versatilidade dos escolhidos e finalmente a definição dos Top 20. A partir deste ponto o programa intercalava entre aos domingos com as apresentações de estilos variados e deixando a segunda-feira para a votação do casal a deixar o programa e abrindo com uma coreografia em grupo. Terça-feira era meu dia de baixar os episódios e ver como os bailarinos estavam evoluindo.

Ainda que o programa fosse mais ou menos do que a versão americana, não posso deixar de dar mérito à quantidade de talentos que eu nunca achei que existisse na Austrália. Fica a pergunta no ar... será que existe aqui talento especializado para fazer valer um programa do gênero? Torço que sim, vamos ver se a Dança da Galera mostra isso, mas algo me diz que não...

Voltando ao SYTYCD AU.

Meus favoritos sempre foram Courtney, Hilton, Jack, Kassy, Kate, Demi, Riahnnon e Rhys. Meu critério para favoritar estes nem sempre era a premissa do programa, mas ora era por causa de seus dramas, ora por causa de suas coreografias, ora por causa da energia que transmitiam e por aí vai... afinal, um bom reality show sabe faz isso com a gente.

Durante os programas ocorreram alguns belos deslizes. Algumas coreografias deixaram muito a desejar [Swap = Swing + Hip Hop (?), capoeira como contemporâneo ao som de Britney Spears (?)], a falta, por parte dos juizes, para apontar elementos mais técnicos e as semelhanças em temas e movimentos nas coreografias.

Ainda que com deslizes... SYTYCD AU apostou mais do que o programa americano e mostrou muita energia, inclusive na edição de imagens e na trilha sonora. Cada episódio era mais viciante que o outro e a final fechou com chave de ouro, onde até os jurados fizeram parte da coreografia em grupo!

Para o vencedor, o sortudo Jack, o prêmio foi uma viagem para os EUA, fazer cursos no Millenium Dance Studio (inveja), aprender uma coreografia da Mia Michaels (coreógrafa e jurada do programa americano) para dançar no Carnival: The Choreographer Ball (evento anual de LA voltado para expor a empresários e bookers os talentos no mundo da dança). Melhor? Impossível! Ou seja, além de exposição nacional, Jack também vai ganhar exposição internacional.

Vendo toda essa engrenagem, fico imaginando... fazer parte de um programa como este, realmente existe a necessidade de versatilidade e improviso... ou seja, além de talento nato (ou não) é necessário ter uma certa instrução. Concordam? Vê-se que os melhores bailarinos já tinham acesso a esse tipo de informação desde de pequenos.

Depois fico sempre imaginando se algo assim funcionaria no Brasil. Quero acreditar que sim, mas os elemento bailarino (citado acima) já não vejo acontecer por falta de incentivo por zilhões de partes (preconceito, informação, incentivo nas escolas, na própria mídia e por aí vai...). Ao mesmo tempo imagino um global tentando julgar técnica e, com todo respeito, o programa contando apenas com renomes da dança nacional, que fazendo mais do mesmo ao invés de aproveitar novos talentos. Até os jogos de câmera e enquadramentos pouco favoráveis... é, a gente tem muito que aprender.

De qualquer forma, vejo esperança através dos tediosos Dança dos Artistas, Dança no Gelo e Dance, Dance, Dance (Eca! Eca! Eca!). Ao menos a gente vai se acomodando com a idéia de que dança é para todos. ;) Se não fosse o SYTYCD eu não aprenderia a apreciar o contemporâneo (por mais piegas que possa ser).

Bom, fecho este post com saudade do So You Think You Can Dance Austrália e uma das minhas danças favoritas desta temporada: Jack (o ganhador) e Kate dançando Singin’ in The Rain.

Ah! Muita calma porque as audições para a primeira temporada da versão canadense já começaram e da 4ª temporada americana também. Fiquem de olho!